América do Norte

América do Norte 

CanadáEstados Unidos e México compõem a América do Norte, que é uma das três partes do grande continente chamado América. As outras duas são a América Central e a América do Sul. Algumas ilhas, como a Groenlândia (pertencente à Dinamarca), as Bermudas (ligadas ao Reino Unido) e Saint-Pierre e Miquelon (território francês), são associadas à América do Norte.

Solo e clima

A América do Norte é um subcontinente que tem cinturões de montanhas ao longo de seus lados leste e oeste. No leste ficam os montes Laurentinos e os Apalaches. No oeste as altitudes são bem maiores e incluem as montanhas Rochosas, que se estendem do México ao Canadá. O México tem a serra Madre Ocidental, no oeste, e a serra Madre Oriental, no leste.
A área entre os Apalaches e o oceano Atlântico, no leste, é uma planície costeira baixa. Outra grande planície baixa se estende das montanhas Rochosas aos Apalaches. Um planalto central alto ocupa a região entre as cordilheiras oriental e ocidental do México.
Os Grandes Lagos, no centro-leste da América do Norte, compõem a maior área de água doce do mundo. A maioria dos outros lagos de grande extensão do subcontinente se situa mais ao norte, no Canadá. O maior sistema fluvial da América do Norte é o do rio Mississípi. Em seu caminho até o golfo do México, o Mississípi recebe as águas dos rios Missouri e Ohio. Juntos, eles drenam a região central dos Estados Unidos.
Boa parte da América do Norte tem clima ameno, tanto no verão quanto no inverno, com chuvas moderadas. Porém, na maior parte do Alasca (que é um estado americano) e do norte do Canadá, os invernos são gelados, e no verão, que dura pouco, a temperatura não sobe muito. O clima em partes do sudoeste dos Estados Unidos e no noroeste do México é muito seco, com regiões desérticas e semidesérticas.


Flora e fauna

As partes montanhosas da América do Norte incluem grandes áreas de florestas densas. Na costa norte banhada pelo Pacífico crescem coníferas, sequoias, pinheiros e abetos-vermelhos; no México há florestas de árvores tropicais de madeira de lei. Nos desertos e nas regiões geladas do norte há pouca vegetação. Pradarias formam um cinturão entre as florestas e os desertos, principalmente na região das Grandes Planícies, na parte central da América do Norte.
Carneiros silvestres, cabras monteses, alces e veados-vermelhos estão entre os animais nativos da América do Norte. Também há pumas, linces, coiotes, lobos e ursos. Em algumas regiões é possível encontrar cervos. Alguns pequenos animais, como esquilos, coelhos e guaxinins, se adaptaram às áreas habitadas e convivem com seres humanos. Nas regiões mais quentes do sul vivem aligátores, cobras, porcos selvagens, aves coloridas e macacos.
A natureza foi devastada pela ação do homem. Até a metade do século XX, os Estados Unidos já tinham dizimado boa parte de sua fauna, derrubado mais de metade de suas árvores e convertido boa parte de suas pradarias em áreas agrícolas. A justificativa para isso foi a abertura de espaço para o desenvolvimento de cidades. Na segunda metade do século XX, com a tomada de consciência sobre a necessidade de preservação ambiental, os países da América do Norte começaram a tomar medidas de proteção da flora e da fauna remanescentes.


Economia

A economia dos Estados Unidos e do Canadá depende, há muito tempo, mais do setor manufatureiro que da agricultura. Esse setor começou a crescer rapidamente também no México, no final do século XX. Produtos químicos, alimentícios e eletrônicos, equipamentos de transportes e outros tipos de máquinas estão entre os principais itens fabricados na América do Norte. No final do século XX, as indústrias que prestam serviços ao público, como os setores bancário, de atendimento à saúde, de comunicações e de turismo, passaram a formar a parte mais importante da economia do subcontinente.
A América do Norte produz boa parte dos alimentos do mundo. Trigo, milho, soja, feno, frutas, legumes e laticínios são produzidos em várias regiões dos Estados Unidos e do Canadá. No México são cultivados cana-de-açúcar, milho, sorgo, bananas e outros legumes e frutas tropicais.

A América do Norte também é rica em recursos naturais, incluindo minerais como minério de ferro, cobre, níquel, zinco, chumbo e prata. Há reservas de carvão nos Estados Unidos e de petróleo no centro-sul dos Estados Unidos, no Alasca, no oeste do Canadá e no leste do México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário